domingo, 29 de abril de 2012

Autismo


Autismo


Dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Consciência do Autismo.
O dia foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, com o objetivo de mobilizar e mostrar que o espectro autista deve ser tratado com atenção, afinal que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.  

Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.



Vídeo com explicação sobre o que é o autismo, e quais características, em geral, que uma criança autista apresenta.

Como educador, defendo a ideia de que ser diferente é normal, e de que devemos promover uma verdadeira inclusão e integração das pessoas deficientes.
Abaixo o preconceito, que só adoece e aparta.



O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino. Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade.Para minimizar essa dificuldade de convívio social, vale criar situações de interação. Respeite o limite da criança autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente. A paciência para lidar com essas crianças é fundamental, já que pelo menos 50% dos autistas apresentam graus variáveis de deficiência intelectual. Alguns, ao contrário, apresentam alto desempenho e desenvolvem habilidades específicas - como ter muita facilidade para memorizar números ou deter um conhecimento muito específico sobre informática, por exemplo. Descobrir e explorar as 'eficiências' do autista é um bom caminho para o seu desenvolvimento. 

publicado pelo professor: Salustiano ( Thor ) ( BIOLOGIA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário