domingo, 29 de abril de 2012


Dia Mundial da Síndrome de Down


 

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casos no País supera os 300 mil. A Síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos. A Síndrome de Down é uma condição devida a uma trissomia, ou seja, três cromossomas 21. Normalmente nós temos um par de cromossomas , enquanto nessa síndrome temos três cromossomas 21 ao invés de dois.
Algumas das características dos portadores além das características físicas­­ são retardo psicomotor, cardiopatias congênitas, patologias autoimunitárias, entre outras complicações. As pessoas com essa alteração devem praticar atividades físicas para seu bem-estar físico e emocional.
Síndrome de Down não é uma lesão ou doença que pode ser modificada por meio de intervação cirúrgica ou qualquer tipo de tratamento. Porem os limites no desenvolvimento do portador não estão firmemente estabelecidos e vão depender muito diretamente dos programas de estímulos oferecidos a eles. Há necessidade de avaliação e intervenção específica, com equipe multidisciplinar, desde o nascimento (estimulação precoce), passando pela infância e adolescência (estimulação psicomotora) até a vida adulta (estimulação voltada à produção/ trabalho).
As pessoas com Síndrome de Down têm o direito de participação plena na sociedade como qualquer um. Portanto as crianças poderão estudar na rede regular de ensino.


 Postado pela Prof: Mércia ( BIOLOGIA ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário