segunda-feira, 30 de abril de 2012

História da Paraíba


Paraíba

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Salve, berço do heroísmo...[+]
Capital
João Pessoa
Área Total 
56.584,6 km²
Sigla
PB
Região
Nordeste
População
3.623.266 hab (2006)
   
Situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites o Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste.

Em relação ao nome do estado, existem algumas teorias sobre sua origem. Alguns dizem ser um nome em tupi-guarani que teve origem em para (rio) ea'iba (ruim). Outros acreditam que provém do nome indígena Simabura versicolor, árvore abundante na região. Outra versão diz que significa "Rio que é braço de mar" (pará-ibá).

A economia do estado é baseada na agricultura (cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca etc), na indústria (alimentícia, têxtil, sucroalcooleira), na pecuária e no turismo.
                                                                           



História da Paraíba: Fatos Indigesto e a Ocupação do Litoral




Como a Paraíba surgiu? com que objetivo os portugueses tinham interesses de conquistar o litoral paraibano?
E os Índios, como eles ficaram ao saber que lhe tomaram o papel da conquista? Na verdade como houve a ocupação inicial?
Bem, citando alguns fatos que se põe em questão dessa conquista. Na maioria da parte, pelo meu ver, trata-se de uma forma preconceituosa, infelizmente houve uma JUSTIFICAÇÃO FORMAL  na História da Paraíba.
Com a mistura  de Brancos e europeus. Sobre tudo, eles levaram a condição de ser heróis. Enquanto  nossos índios, foram tratados como inferiores a eles, tratados como... tais selvagens e preguiçosos, assim denominavam os portugueses.
A maior dificuldades dos índios, foi a resistência e coragem, eles lutavam com garra, para que houvesse o impedimento da perda de seu territórios, e tudo isso para não se expor a ser escravos dos colonos.
Durante muitos anos, eles ainda tiverem a ousadia de tentar varias vezes a sua conquista, um deles foi os ataques dos índios, o que tornou-se Frequente nas outras tentativas.  
Sabe como foi a conquista verdadeira da Paraíba?
Quando os portugueses chegaram a conseguir a confirmação dos tabajaras, em luta com os potiguaras é claro, e nisso houve até alianças entre os índios pirajibe.
E Assim os colonizadores tiveram a ocupação da terra, muitos índios foram mortos.  Assim informa o famoso historiador (Horário Almeida), os índios que chegavam a compartilhar o trabalho, chegaram a viver um pouco mais, trabalhando nas LAVOURAS , engenhos e construções de obras, para a  cidade de Nossa Senhora das Neves
( Capital de João Pessoa).
 Só não poderia-mos esquecer da conquista de igrejas religiosas,  ou seja os índios se convenceram para ser satisfatório ao HOMEM BRANCO, para que eles perdessem a sua própria identidade.


postado pelo Prof: Ellington Alexandre ( História e Geografia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário